O que é inteligência emocional?
A Inteligência Emocional fala sobre a capacidade de identificarmos os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos gerirmos. O conceito foi popularizado nos anos 90 por Daniel Goleman, que é psicólogo e escritor da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. De acordo com o autor, a Inteligência Emocional é essencial para o desenvolvimento da inteligência geral de um indivíduo e pode ser um fator determinante para o sucesso.
A Inteligência Emocional compreende cinco habilidades:
1# Autoconhecimento emocional
É a capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos, fazendo com que estejamos conscientes. Essa habilidade nos coloca como “donos” das nossas emoções e permite que possamos nos expressar assertivamente, podendo comunicar aquilo que sentimos ou necessitamos.
2# Controle emocional
Essa é a habilidade de lidar e gerenciar nossos sentimentos de acordo com cada situação. Quando temos consciência e controle das nossas emoções, conseguimos gerenciá-las racionalmente. Entretanto, se não conseguimos reconhecer nossas emoções, dificilmente poderemos fazer algo a respeito delas. Então, por exemplo, se tu estás com raiva, mas não sabe do quê, fica difícil acessar e resolver o que está te gerando esse sentimento.
3# Automotivação
Trata-se da capacidade de usar nossas emoções para traçarmos e alcançarmos objetivos que temos para as nossas vidas. Por exemplo, se somos tomados por ansiedade e angústia, dificilmente conseguiremos focar nas tarefas. Mas, se estivermos motivados e conscientes, nosso trabalho terá mais sentido e conseguiremos tolerar frustrações em prol de um bem maior.
4# Reconhecimento das emoções em outras pessoas
Como o nome já diz, é a habilidade de reconhecer emoções, desejos e necessidades do outro, possibilitando que tenhamos empatia. Essa é uma habilidade importantíssima em todos os relacionamentos que possuímos, sejam eles familiares, afetivos, amorosos e até de trabalho. A partir dela, podemos nos conectar com as outras pessoas.
5# Relacionamentos interpessoais
Por fim, essa é a habilidade de interação e construção de relacionamentos com outros indivíduos, na qual podemos ser assertivos e espontâneos. Podemos pensar que é um combo de todas as habilidades citadas previamente, pois é preciso ter um pouquinho de cada habilidade para que possamos construir relações significativas. Aliás, essa é uma competência importante para a liderança e da comunicação eficiente.
Todos nós podemos treinar, aprimorar e até desenvolver essas habilidades através do cultivo de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar. Assim, podemos usá-las a nosso favor em diversos contextos das nossas vidas, inclusive em processos seletivos, que é o tema do nosso próximo post! Fique ligado 😉
Psicóloga e responsável pela Comunicação e pelo Marketing da Estagiar. É movida pela vontade de viver experiências novas e desafiadoras, daquelas que causam frio na barriga.
- Posted by Nathália Lobo
- On 30/07/2019
- 0 Comments
0 Comments