Como contar a tua história em vídeo?
Sabemos que falar da gente, por si só, não é tarefa fácil. Quando se trata de vídeo então, a coisa fica ainda mais complicada, né? Às vezes é preciso 5, 6, 20 takes para sair da forma que te agrada (e, às vezes, vai sem agradar mesmo hehe). Por isso, desenvolvemos esse textinho para facilitar a tua interação com a câmera e dar algumas dicas para construir o teu conteúdo através dele.
Vídeos nos nossos Processos Seletivos
O vídeo em processos seletivos surgiu com a ideia de unir tecnologia e praticidade. Essa ferramenta te oportuniza participar de vários processos seletivos (que fazem sentido pra ti) ao mesmo tempo, sem sair de casa. Além disso, te dá a liberdade de te mostrar de forma criativa, autêntica e com a possibilidade de selecionar exatamente os conteúdos que queres passar.
“Tá, beleza. Mas como eu faço isso?”
Aqui vão algumas dicas de como a Estagiar analisa os vídeos:
Significado das tuas experiências: Muito além dos fatos que aconteceram na tua vida ou as experiências que tu teve, é como tu consegues significá-las e saber os porquês dessas escolhas. Entender o sentido que elas tiveram na tua vida é um ótimo exercício de autoconhecimento e te ajuda a guiar o conteúdo do teu vídeo. Por que escolhi determinada opção em prol de tantas outras? Por que decidi ter essa e não aquela experiência? Por que esse ponto da história mudou tanto a minha vida? Por que estou nesse curso, nessa faculdade, nesse estágio?
Autenticidade: aqui na Estagiar nós sempre valorizamos a tua forma autêntica de ser, quais são de fato os teus sonhos, desejos, ideias e filosofias de vida. Trazer a tua verdade no vídeo é pré-requisito para que ele saia de forma natural, já que tu estás expondo quem de fato tu és, e não montando um personagem fictício.
Noção de prioridade: O que é mais importante pra ti na hora de se apresentar? Quais pontos da tua história são mais relevantes? E como esses pontos se conectam com a mensagem que tu queres passar? É muito importante saber priorizar na hora de montar o teu conteúdo, já que um vídeo leva em torno de 3 minutos. Nós temos muitos anos de vida até aqui, né não?! Imagina contar os 23 anos da tua história em 3 minutos? Isso seria, no mínimo, desafiador. Saber o que contar e a ordem que será dita, é importantíssimo para que o teu vídeo tenha significado.
Vulnerabilidade: se mostrar vulnerável é um ato de coragem. Nós sabemos que gravar um vídeo não é tarefa fácil. Muitas vezes, ficamos nervosos, desconfortáveis, nos sentimos mais tímidos.. e tá tudo bem! Expor esses sentimentos ou até mesmo nomeá-los e identificá-los, pode te deixar um pouco mais tranquilo na hora de gravar. As recrutadoras que irão te avaliar são, na grande maioria, psicólogas. Elas entendem essa dificuldade e sabem discernir isso no conteúdo do teu vídeo.
E por onde eu devo enviar esse vídeo?
No caso do processo seletivo da Estagiar, é preciso uppar o teu vídeo no YouTube. Isso facilita a nossa avaliação e permite com que os gestores das empresas também consigam assistir facilmente.
O passo a passo funciona da seguinte forma:
- Criar uma conta no Youtube ou logar na tua conta do Gmail.
- Subir o vídeo no modo “não listado”, assim ninguém vai assistir o teu vídeo, apenas aqueles que tiverem acesso ao link.
- Não tire o teu vídeo do ar até que o processo seletivo se encerre 😉
E aí, gostou das nossas dicas? Ainda assim continua com um friozinho na barriga? Então olha só esse nosso vídeo provando que pra gente também não é fácil e que tá tudo bem.
Ah, não deixa de nos seguir no insta pra acompanhar mais conteúdos como esse <3
Uma empresa feita de jovens para jovens. Feita de erros e acertos, e de uma vontade gigante de melhorar e desenvolver a relação das pessoas com o trabalho, com elas mesmas e suas carreiras. Acreditamos, acima de tudo, na força dos começos. <3
- Posted by Estagiar
- On 26/12/2019
- 0 Comments
0 Comments